domingo, 13 de fevereiro de 2011

QUE POVO É ESSE?



Estava lendo o blog de um professor aqui de Cabo Frio, onde ele expressou o comportamento do povo brasileiro em determinadas situações, e intitulou a matéria com a seguinte pergunta ``Que país é esse?´´. Essa leitura me inspirou a escrever a matéria com o título, Que Povo é Esse?

Então vejamos (como dizia vovó Kurunqueta e o Sr. Ronca):

- O povo brasileiro torceu de corpo e alma pelo fim da maldita CPMF, que estava empobrecendo a todos nós, este maldito valor estava embutido nos preços dos alimentos, alugueis e serviços, nos levando a miséria total. Até que chegou o grande dia, fim da maldita CPMF, mas..... espera aí, o vendedor de alimentos, o proprietário de imóveis alugados e os prestadores de serviço não reduziram seus preços em função disso, alegando ser um valor insignificante. Todos nós continuamos a pagar a maldita CPMF, não mais para o governo, mas, para o vendedor, o proprietário e o prestador de serviços, porem, com uma diferença, com um largo sorriso no rosto.

- O povo brasileiro sempre reclama dos politicos desonestos, mas nas eleições elegem sempre os mesmos. Temos em nosso governo, politicos com até quarenta anos de carreira sem fazer nada, tirando cento e lá vai por mês já aposentado com outro tanto, e sendo reeleito em toda eleição.

- O povo anseia por um salário mínimo maior, bem maior, claro que conduzidos como animais, pelos politicos que torcem pela desastabilização financeira e pelo fim trágico do plano real. Vejamos então: Quanto vc acha que vai pagar pelo pãozinho, se o balconista da padaria passar a ganhar 600 reais? E a carne? E os combustiveis? E as passagens? E os alugueis? E o IPTU? E o IPVA? E os materiais escolares? Os sindicatos de classe vão exigir aumento dos profissionais que ganham acima do mínimo devido a proximidade, e com isso vem, aumento de taxas bancarias, juros, bens de consumo e etc... Aí vamos para uma merda bem maior do que a atual. Isto é uma corrente, se vc puxar um elo, os outros vem atraz.

- O povo reclama de passar horas em uma fila qualquer, mas não reclama de passar dias na fila para comprar ingresso para o show do Zeca Porra Nenhuma ou do famoso QUEM?

- Você consegue reunir 300 pessoas para apedrejar o ônibus do Corinthians, mas não consegue 30 para lutar contra os aumentos abusivos dos alimentos, das passagens, dos alugueis e etc...

- Ontem (12/02/2011), milhares se emocionaram pq a União da Ilha fez um desfile na Sapucaí onde não faltaram bravatas e fanfarronices do tipo “Mesmo sem fantasias, vamos mostrar nossa raça na avenida”. Mas essa mesma gente não mostra a mesma garra para lutar contra a corrupção e os desmandos nesse país. E nem se emocionam com os que lutam quase sozinhos essa luta quase estéril.

- Nas eleições de 2010, o povo discutia, brigava e até matava, para eleger o presidente, Dilma ou Serra? Depois das eleições perguntei para alguns, em quem você votou para deputado? a resposta era, Sei Lá, e para senador? a resposta era, Não Lembro. Pois é, agora o deputado Sei Lá e o senador Não Lembro, é que vão definir o valor do novo salário mínimo, o percentual de rejuste dos aposentados, e por aí vai.

- Sempre tomamos uma lição de engajamento dos povos europeus. Agora, estamos tomando até dos povos africanos. Estão aí os exemplos recentes dos tunisianos, dos egípcios e dos argelinos.

Você pode dizer que isso é a natureza da nossa cultura. Existem vários teóricos que defendem isso. Mas também existem vários teóricos sociais que afirmam que isso tudo é alienação de massas atrasadas e despolitizadas. Me desculpe, mas fico com os últimos e resumo tudo isso com a velha pergunta: “Que povo é esse ?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.