sábado, 21 de maio de 2011

ESPAÇO HERÓDOTO BARBEIRO


Heródoto Barbeiro estreia blog no R7 e telejornal inovador na segunda-feira
Jornalista vai levar para a TV e a internet sua visão bem-humorada do cotidiano

O consagrado jornalista Heródoto Barbeiro põe a sua “barbearia” para funcionar na próxima segunda-feira (23) no R7 e na Record News. É assim que ele próprio define o Blog do Barbeiro, um espaço no R7 que ele vai dedicar a assuntos do cotidiano. Serão duas estreias no mesmo dia: além do blog, ele vai comandar o Jornal da Record News ao lado da apresentadora Thalita Oliveira e de um time formado por dez colunistas.

Paulistano, Heródoto deixou seu jeito pessoal de trabalhar em cada redação pela qual passou em seus 30 anos de carreira. No rádio, fez sucesso na CBN; na TV, comandou jornalísticos na Cultura, SBT e Gazeta. Em jornais, revistas e na internet, ele foi articulista. Sua atuação dedicada só poderia render prêmios, como o Ayrton Senna, Libero Badaró, Comunique-se, APCAs, UNESCO e Associação dos Economistas.

Heródoto também publicou livros sobre treinamento para empresas, jornalismo e história - outra paixão: por 25 anos ele foi professor em cursinhos, colégios e na USP (Universidade de São Paulo).

- Comecei dando aula aos 20 anos. Dar aula foi a forma que eu encontrei para ajudar a sustentar minha família. Eu morava na baixada do Glicério, no centro velho, ajudando meu pai. Ele teve um bar, uma oficina mecânica e uma borracharia.

A mudança de uma profissão para outra foi “gradativa”, segundo ele mesmo explica.

- Na medida em que eu comecei a ter estabilidade, fui parando de dar aula. Eu gostava muito de lecionar, mas era difícil manter as duas profissões porque ser professor exige dedicação exclusiva aos alunos. Quando me perguntam a profissão, digo que sou jornalista porque a gente é aquilo que faz.

Heródoto conta que a necessidade de “dominar um auditório com 250, 300 alunos no cursinho” o ensinou a se comunicar com as pessoas na TV.

- É o que eu faço hoje no jornalismo. O curso de história também me ajuda a entender as mudanças estruturais da sociedade, porque as duas coisas estão ligadas às ciências sociais.

E é esse gosto por tudo que influencia o dia a dia das pessoas que Heródoto vai explorar em seu blog no R7.

- Tento falar com os olhos do cidadão. Por exemplo: ao invés de analisar as suspeitas de que Palocci enriqueceu com uma consultoria, vou falar se há conflito entre ser do governo e manter uma empresa de assessoria. É para as pessoas refletirem. Eu posso ser um assessor de imprensa de um time de futebol de manhã e à tarde ser um jornalista esportivo? Fora isso, vai ter as histórias de barbearia, história do Brasil e espaço para debater.

Heródoto está empolgado com o formato “transmídia” do Jornal da Record News, que estreia na próxima segunda-feira: o programa vai ao ar de segunda à sexta, das 21h às 22h, mas, no R7, o programa começa às 20h45 e só termina às 22h15, com muito bastidor.

- Acho que qualquer jornalista gostaria de participar de algo assim. Os jornalistas aprenderam na faculdade que os apresentadores não poderiam mexer nem a sobrancelha. Eu venho lutando há muitos anos para quebrar esse paradigma. Eu me esforcei muito pra isso. Vai ser o primeiro jornal transmídia do Brasil.

Enquanto o Blog do Barbeiro não estreia, confira os blogs de outros colunistas do R7.

E você que é assinante da Sky e da NET, e quiser acompanhar a estreia do Jornal da Record News, infelizmente não vai conseguir. É que essas duas operadoras se negam a retransmitir o sinal do canal de notícias, apesar de inúmeros esforços do Grupo Record para que isso aconteça. A Sky e a NET optam por não exibir a Record News para seus clientes, em razão de ligações com as Organizações Globo.


FONTE: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/herodoto-barbeiro-estreia-blog-no-r7-e-telejornal-inovador-na-segunda-feira-20110520.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.